domingo, 12 de abril de 2009

Páscoa



“Renova-me Senhor Jesus, já não quero ser igual. Renova-me porque tudo que há dentro de mim, precisa ser mudado. Porque tudo que há dentro do meu coração, precisa mais de Ti!”

Hoje acordei e essa música foi a primeira coisa que me veio a mente. Nada mais apropriado para o dia de Páscoa.

Depois de 40 dias de preparação quaresmal, o mínimo que posso esperar na Páscoa, e na oitava de Páscoa que se inicia hoje é mudança. Na verdade a palavra certa não é mudança mas renovação.

A palavra RENOVAÇÃO me traz a mente somente as coisas boas da vida.

Já reparou que tudo que é novo é mais gostoso? O ar fresco da manhã. O dia de Domingo. Uma casa nova. Um carro novo. O início de um novo amor, o início de uma nova estação, e por aí vai...

Mas como o tempo não pára, o que é novo um dia deixa de ter todo aquele esplendor de novidade.

Então, às vezes, o novo envelhece pelo simples passar do tempo. Mas também muitas das vezes por falta de conservação de quem deveria ter cuidado, mas não cuidou com carinho. Quem nunca reparou que algo bem cuidado fica com ares de novo por muito mais tempo?

A nossa vida é a mesma coisa. Os anos passam e a juventude vai dando lugar a maturidade. Até ai tudo bem. O problema é quando a falta de cuidado conosco mesmos nos pega de surpresa no futuro, e nos deparamos com nosso ser envelhecido: Envelhecido nos pensamentos, envelhecido nos sentimentos, envelhecido nos hábitos, envelhecido no viver.

E quantos jovens-velhos existem por aí! Pessoas jovens mas já cansadas do viver. Envelhecidos precocemente.

Aprendi há pouco tempo o significado da palavra caduco. Caducar significa envelhecer antes do tempo. Um namoro caduca quando amadurece antes do tempo (e quanta gente não percebe isso!). Um trabalhador caduca quando é promovido antes de estar preparado. Todo o nosso ser corre o risco de envelhecer precocemente se não nos cuidarmos.

Reparei então, que aos sãos, a luz é algo agradável, mas aos envelhecidos se torna um incômodo. Que o pão que dá a vida, aos jovens é algo saboroso, mas aos envelhecidos é algo insosso, sem sabor.

Esse é o problema de envelhecer na Alma. Perder o sabor da vida.

Mas, tenho que admitir que nem sempre é possível cuidar por todo tempo. Somos falíveis.

O que fazer então quando nos deparamos com uma área da nossa vida que adoeceu com uma situação dessas?

Se for seu carro que estiver envelhecido, leve a um bom mecânico ou a um bom pintor para revitazar a pintura. Se for sua casa, contrate um bom construtor e gaste tempo e dinheiro para ter uma casa renovada.

Mas se o problema se encontrar dentro do nosso ser? Se for meus pensamentos, hábitos, memória, sentimentos que estiverem envelhecidos?

Só conheço uma pessoa capaz de renovar o coração humano. Só a Ele eu confio as chaves do meu coração. Porque para mexer dentro de mim, tem que ser alguém que saiba o que está fazendo. Tem que ser justo, mas misericordioso.

Ele entende o que significa Renovar, pois Ele é imutável por essência, mesmo tudo mudando.

Ele nunca é novo, mas também nunca antigo. Ele é responsável por tudo inovar, sem nunca recusar o que envelheceu.

Com Ele tudo pode ser renovado. Não há momento na vida que não possamos voltar atrás e recomeçar. Não existe nada perdido que não possamos recuperar. Não há divida a ser paga que não possamos honrar. Sempre seremos jovens, mesmo com o passar dos anos.

Isso é Páscoa! A Vida que venceu a Morte!

Portanto:

"Renova-me Senhor Jesus. Já não quero ser igual. Renova-me porque tudo que há dentro de mim, precisa mais de Ti!
"


4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Cha...q coisa mais linda!!!!! Vc foi abençoado com este dom...está escrevendo bem demaaais!!!! Gostaria de ter mais tempo para ficar aqui, olhando seu blog...Qta paz q suas palavras me trazem!!! E qta reflexão!!! Q Deus te abençoe, amigo lindo!!!!

    P.S. Fofíssimo o coelho...Amei!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olha todos os dias entro aqui para ler seu blog q é uma lição de vida para todos.... Muito lindas suas palavras!!!!

    ResponderExcluir
  4. Este seu texto é ideal para refletirmos sobre o verdadeiro sentido da Páscoa... ADOREI!!!

    ResponderExcluir