sexta-feira, 10 de abril de 2009

Um dia na China

Hoje não foi feriado na China como foi no Brasil, mas como segunda-feira foi feriado aqui na China (um tipo de dia de Finados Chinês), eu trabalhei Segunda e fiz meu feriado na Sexta.

Aproveitei para andar um pouco por Nanjing com uma máquina fotográfica na mão para postar fotos para os curiosos de plantão!

Brincadeira!! Eu acho que tenho tirado poucas fotos aqui na China e muita gente já reclamou também. Tenho todas as imagens guardadas no meu coração, mas gostaria de dividir um pouco do dia-à-dia na China com todos.

Tirei fotos normais. Nada especial ou diferente. Nada de foto com cara de cartão postal, ou pessoas com sorriso kolgate (rs). Esse foi o propósito. Dividir com as pessoas que lêem esse blog, o que passa por meu olhos quando não estou viajando e fico em Nanjing.

Então vamos lá e espero que gostem do "Tour".


Para começar vou explicar umas coisinhas.

Nanjing é uma grande cidade com vários pontos importantes. Xinjiekou (pronúncia: tchin-die-kou) é uma delas.

É onde em passo boa parte do meu tempo quando estou em Nanjing e não estou na Ford ou em casa.

Ao lado uma foto chegando a Xinjiekou.

O prédio com uma bola vermelha é o prédio da minha academia, que tem 2 andares no prédio. A bola vermelha é uma das salas da academia. É a sala de Spinning. As pessoas ficam lá dentro se matando e olhando o movimento da rua!



Ao lado uma foto de quarta-feira, minha turma de Mandarim. Terminamos o 1o. estágio e estamos mostrando o diploma.

Na foto: Eu, Michael (Canadá), Juan e Ana (Brasil) e Jessie (USA). Dá pra adivinhar que o Americano joga Basquete? rs





Ao lado uma foto de hoje. Pessoas fazendo Tai Chi Chuan na rua no intervalo do trabalho






Um pouco mais a frente, na rua Xi Gu Lu, a igreja que vou a missa todos os Domingos desde que cheguei na China. Até leitura do evangelho já fiz. Lógico que em Inglês, pois como o pradre não fala Inglês, e a missa é nas duas línguas. Alguém sempre tem que dar uma mão.




Ao lado, na entrada da Igreja um aviso. Se for importante, estou ferrado! hehe







Na porta da Igreja, o aviso com os dias e horários das missas na Semana Santa. Essa dá pra entender!






Ainda na mesma rua, tirei uma foto de uma rua normal na China. Muito carro, gente, bicicleta e moto ao mesmo tempo. Agora dá para entender porque preciso de motorista na China?







Dois chineses conversando. Não tenho nem idéia sobre o que. :)






Na China como em toda a Ásia, é muito comum ver as pessoas comendo em barraquinhas nas ruas. Aqui em Nanjing não é diferente. São as pessoas mais simples. Diria que classe média para cima não faz mais isso, mas como a classe média e acima na China tem 300 milhões de habitantes, ainda sobram 1 bilhão de pessoas para comer nas barraquinhas.



Gostei dessa foto, pois mostra bem o contraste da China atual. À frente um prédio de apartamentos do antigo regime Comunista, a atrás um prédio do novo regime de mercado Chinês. Todos os prédios altos da cidade tem menos de 10 anos.




Mais movimento nas ruas.








As "mina" passeando na rua... No geral as pessoas se vestem muito bem por aqui. Não é o caso da foto (rs), mas acho que as mulheres brasileiras tem um pouco mais de corpo que as chinesas! hehehe




Depois do almoço passei em um dos shoppings de Xinjiekou para tomar um café no starbucks. Só em Xingjieko contei 8 grandes shoppings como esse, todos com mais de 5 andares.




Saindo do Shopping, o estacionamento de bicicletas e motos.

Note que na Avenida, há um lugar específico para as motos e bicicletas.




De volta ao centro de Xinjiekou, tomei uma coca no Mac, e me sentei esperando dar a hora que combinei com meu motorista.





Em menos de 5 minutos, já chega um Chinês, senta do lado e fica olhando. Na China é assim mesmo. Criança e adulto olha demais.

Entre os jovens poucos ainda olham. Esse era um senhor. Depois de 5 min ele não se conteve e falou algo em Mandarim. Eu respondi. Conversamos mais uns 5 min, até que fui embora. Mas para variar, quando falei: Wo shi ba xi ren (Sou brasileiro), ele sorriu, fez um movimento com a perna como se estivesse chutando uma bola, e respondeu: Ba xi "futebol" han hao! (O Brasil é muito bom de futebol!).


Ouço isso sempre!

2 comentários:

  1. oieeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!!!!!
    Poxa vida Brasileiros tem em todos os lugares.........eheh e como sempre o pais e conhecido pelo futebol....ehe
    Mas mesmo assim,continua sendo o nosso pais..eheh
    Faz o favor de tirar muitas fotos viu, pq a gente do outro lado do mundo nao tem ideia de como e ai......eheh
    Bjao!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir