terça-feira, 26 de maio de 2009

A melhor viagem.

De muitas maneiras podem-se conhecer as coisas.

Vários pontos de vista, várias perspectivas diferentes são utilizadas para formar uma idéia e nos dar a percepção que conhecemos as coisas.

Imagine então para conhecer um país.

O maneira que eu escolhi talvez não seja a mais popular mas a meu ver é o mais interessante e a mais completa.

Você pode pegar muito dinheiro e gastar muito tempo viajando em um País e conhecendo todas os pontos turísticos famosos, tirar muitas fotos (mais para mostrar para os outros do que por próprio prazer de estar naquele lugar) e depois disso ir embora do Pais e falar que conheceu bem aquele País.

Eu acho que não é bem assim.

Acho que você conheceu lugares. Isso tambem eh muito legal, mas se tirarmos todos os Chineses da China, o que fica sao apenas alguns Pandas (que nao tem olhos puxados) e e alguns passaros (que nao cantam em Mandarim).

Para conhecer um País você tem sim que ir até ele, mas o que forma um País são as pessoas que ali moram.

Na China assim como no Brasil, o que faz o País são as pessoas em suas mais diversas raças, idades, pensamentos.

Minha primeira prioridade na China é o meu trabalho, mas devido a característica de meu trabalho tenho conhecido muitas cidades e pessoas, e isso para mim não tem preço.

Também por estar na China sozinho e solteiro, me da a oportunidade de ouro de ter verdadeiras amizades com Chineses e Chinesas reais. O que eu quero dizer com Chineses reais é que aqui na China assim como no Brasil existem pessoas que vivem em função de estrangeiros em turismo ou negócios.

Conhecer os Chineses normais, no seu dia-a-dia e em sua realidade cotidiana, e ainda ter sua amizade, ver como pensam, reagem em relação aos momentos felizes, tristes, dificuldades, isso para mim é uma viagem que vale mais que subir na mais alta montanha, ir a ilha mais bonita ou ao País mais exótico.

Passar pelas ruas das cidades não preparadas para as olimpíadas ou para a passagem de turistas e ver como é a dinâmica cotidiana do povo médio Chinês é uma das maiores riquezas que pode se colher por aqui.

2 comentários:

  1. Sei muito bem o que você se expressou no seu ultimo blog .
    as belesas da naturesa as cachoeiras as colinas o por do sol,arquiteturas,belesa das cidades nos faz muito bem para os nossos olhos e serve como você falou para ser fotografada para mostrarmos para pessoas.
    Mas...a beleza de um povo a cultura de um paiz aspessoas que ai vivem é muito mais importante.
    A beleza humana a convivência com as pessoas o saber que não estamos só que a simples presença,
    de uma pessoa,um olhar saber que tem alguem do a beleza MAIOR.É a beleza que jamais vamos nosso lado é o suficente para a beleza da alma é esquecer,não existe máquina que grave,mas fica
    gravado no nosso coração.
    É por aí filho,não são ilusões passageiras.Isto é crecimento.
    Mamãe.

    ResponderExcluir
  2. charlito que bom que ta conhecendo muitas gente aii e adquirindo uma grande cultura!
    mas ohh saiba que aqui do outro lado tem pessoas que te amam e que estao ansiosos pra que volte viu... ate parecem com esses ursinhos hahhahaha!!!
    você faz falta demais!!!
    aproveite tudo aiii!!! sucesso!!!
    fique com Deus!!! te adoro beijão

    ResponderExcluir