terça-feira, 31 de março de 2009

A-yi


Xing Qi Er hen Xing Qi Si (Terças e quintas feiras) são os dias dela.

Quando cheguei em Novembro queria achar um apartamento que fosse legal, confortável e não muito caro.

Só me mostraram apartamentos maiores que eu esperava ver. Dentre outros motivos acho que tinha alguma ganância da empresa que me ajudou a achar apartamentos aqui.

Tudo bem! Não tem problema. Achei um que é como eu queria, só que maior. 130m2 para morar sozinho acho que é um pouco demais, mas está valendo. E também não é tão mais caro do que eu estava esperando pagar. Tenho um quarto de inverno e um quarto de verão. E ainda sobra um quarto pro escritório. 2 apartamentos em 1.

Um dos poucos costumes que eu incorporei na China foi não entrar calçado dentro de casa. O piso da sala é quase um espelho e fica melhor não usar o mesmo calçado que estava na rua para ficar em casa. Também acho que tenha uma certa coerência higiênica.

Aqui NINGUÉM entra na casa de ninguém calçado. Se você vier para o Oriente lembre-se de não trazer aquela meia furada! rs

Para manter uma casa assim tinha que ter alguém pra me ajudar. No começo eu mesmo dava conta da casa. Varria a casa toda dia sim e dia não. Lavava minha roupa na máquina e passava. Até gosto de fazer essas coisas. É uma terapia. Acho que tem genética da D Ébe e do Seu Antenor aí.

A menina que trabalha na empresa que me ajuda com meus assuntos da casa se encarregou de achar alguém para mim. Chegou no dia seguinte que eu liguei para ela pedindo ajuda já acompanhada. (Tudo bem que acho que ela tinha algum outro interesse também, mas conto outro dia essa história)

Uma senhorinha chinesa risonha e até que bem vestida chegou com ela. Como todo mundo aqui não fala nenhuma palavra em inglês. Acertar o dia ou o preço só com minha amiga intérprete.

Alguém aí imagina quanto pagar para uma empregada Chinesa? Pois é... nem eu! O que ela pedisse estava valendo. R$ 3 a hora é muito?
Pois é... ela pediu e eu aceitei. Estou pagando 30% a mais que o mercado. Acho que fui enganado! hehehe.

Entrou e já foi olhando o tamanha da casa. "Han hao!" (Muito bom). Falou alguma coisa, que depois traduzido significou. "Gosto de trabalhar com esse piso". Foi para a cozinha e falou de novo. "Acho que não vou ter que cozinhar, ele só come comida ocidental".

Isso foi em Janeiro. Já estamos terminamos Março e não sei o nome dela ainda. Não sei nada sobre ela, só que chega sempre no horário e está sempre mantendo tudo muito bem limpo aqui. Uma ajuda e tanto!

Quando perguntei no primeiro dia, para ser simpático, ela disse que era um nome difícil, mas podia chamá-la de "A-yi" (empregada em Chinês).

Ah... ela assim como meu motorista estão inclusos em um pequeno pacto com Deus... rs

Um comentário:

  1. Está mais fácil arrumar uma ajudante na China do que no Brasil... pergunta para a mamãe e para a Joyce...rs...
    bjs

    ResponderExcluir