domingo, 22 de março de 2009

China - primeiras impressões

A primeira vez que pisei em solo Chinês foi em Novembro do ano passado com 10 dias para me reunir com o RH da empresa e achar casa, telefone, banco, estas coisas simples da vida. Simples quando se está no próprio país.


Saindo de São Paulo senti o começo de uma gripe. Enquanto esperava o embarque fiquei na Sala Vip da Air France e no MSN conversando com uma "Gata" (ai ao lado). Comentei: Acho que vou pegar uma gripe daquelas!



A viagem foi boa muito boa. Viajar de Business Class é muito luxo para uma pessoa que passou a infância e adolescência quase toda numa cidade do interior paulista brincando no quintal de casa e subindo em uma mangueira (bons tempos aqueles). Mas como sei enganar bem, acho que ninguém notou a diferença. rs.

A Conexão foi em Paris e aproveitei para rever uma das cidades mais bonitas que já conheci. Um frio daqueles que só fez piorar minha gripe, mas valeu a pena!






Finalmente Shanghai. Uma cidade internacional. Ninguém falaria que se está na China, a não ser por um detalhe: Chinês para todo lado! hauahau

Três dias em Shanghai e sem saber uma palavra em Chinês.

Peguei um táxi no primeiro dia e saí para jantar, com um cartão em mãos com o nome do restaurante, escrito em Chinês, óbvio.

Alguém palpita aí o que aconteceu? Pois é, o motorista não achou o restaurante. E ai? Como voltar ao hotel? Alguém sabe como dizer hotel em chinês? Depois de 15 min tentando explicar, consegui voltar ao hotel. Pego outro taxi e vamos que vamos. Desta vez deu tudo certo.

Boa comida e bebida. Mas preço internacional. Lição aprendida: Tirando extrangeiros e alguns poucos gatos pingados ninguém entende bulhufas em inglês!

Sim, Shanghai é uma cidade bonita e moderna, mas poluída.

Cara e com cara de cidade grande. Prostituição e alguma criminalidade (pouca mas tem). Sorte que não vai ser minha cidade (por enquanto, ninguém sabe né?).




Minha cidade é Nanjing. De Shanghai 1 hora e meia em um trem bala. Trem que chega a 250 km/h. Me espantei com a organizacão e com a limpeza do trem. Não sabia que trem poderia ser tão bom pra viajar!

Nanjing tem 6 milhões de habitantes.

Foi a Capital da China na disnatia Ming e também no início do Século XX. É considerada a cidade mais segura da China e também conhecida por ter as melhores Universidades. São mais de 15!

Por ser a capital da China ela sempre foi rodeada por uma Muralha. Não é a grande muralha, mas é tão importante quanto.

Najing passou no início do século por uma invasão Japonesa. Pelo jeito foi uma barbárie. Melhor nem comentar. Só pra ter uma idéia, morreram mais de 300 mil pessoas em alguns poucos dias. Triste demais.


Já dá pra adivinhar que falar em qualquer coisas relacionada ao Japão aqui não é uma boa idéia.

Pena. Eu que gosto tanto de comida Japonesa. Só encontrei 1 bom restaurantes japonês em toda a cidade.

Chegando em Nanjing a gripe pegou mais forte, mas o ar é mais limpo, e isso me ajudou um pouco. É mais frio por causa das montanhas.

Com a ajuda de uma consultoria contratada pela empresa, fui atrás de desbravar a cidade com uma lista na mão: Apartamento, Academia, Celular, Banco, Mercados.

Apartamento vi muitos. Alguns bons, mas um me encantou ja no segundo dia, o que me tranquilizou. Conseguiria morar muito bem.
E assim foi com os outros itens... um a um, completei a lista com uma certa antecedência. Bingo! estava feito. Carro e Motorista a empresa ja providenciou sem minha ajuda, e agora eu ja tinha uma casa, conta em banco, celular, academia e sabia onde fazer compras!

Tenho que contar um segredo. Sem a ajuda do meu melhor amigo na China (o único por isso o melhor, hehe), que falava inglês nada faria. Assinei todos os contratos em Chinês sem uma linha sequer em Inglês! Deus me proteja! hahaha




Nenhum comentário:

Postar um comentário