segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Viagens...


Pra variar estou em falta com meu blog.... hehe

Julho passou voando. Mais uma vez não vi o tempo passar.

Também foram duas semanas inteiras viajando. Desta vez o “alvo” foi o norte da China. Na primeira semana Tianjin, Harbin e Dalian. Na segunda Beijing.

Abaixo algumas fotos:

Harbin - Uma cidade ao Norte da China, quase na divisa com a Russia. A Catedral atras eh a Catedral de Santa Sofia. Construcao Russa.


Dalian - Uma das cidades mais Charmosas da China. Impressiona a beleza da cidade. E uma cidade Praia e Mar. Essa foto foi numa das encostas chegando em Dalian.


Não posso negar a oportunidade única de conhecer a China. Cada dia, cada cidade, cada visita, cada almoço ou jantar, pessoas diferentes, comidas diferentes. Se fosse escrever no Blog tudo que tenho visto e experimentado aqui, seriam páginas e páginas... algo interminável.



Beijing - Estes telhados sao dentro da Cidade Proibida. Sao um conjunto de Palacios maravilhosos. No total mais de 8700 quartos dentro do Palacio, que era a morada dos Imperadores Chineses durante seculos.

Não posso negar também que a dificuldade em escrever no Blog tem me limitado um pouco. Alguma das vezes tenho escrito para o Blog mas não “posto”. Escrever e publicar é algo momentâneo. Passado o dia certo parece que perde a graça em colocar no Blog.

Mas não falar nada sobre a China seria um erro maior do que querer falar tudo.


Beijing - Cidade proibida. Entrada de um dos Edificios.



A recordação mais fresca é sobre Beijing. Capital e centro do poder do País. Uma cidade impressionante e moderna. Mais que qualquer outra da China. Quem vem a China e conhece apenas Shanghai não veio a China. E quem veio a Beijing e não conheceu a Cidade Proibida e a Grande Muralha, não veio a Beijing.




Beijing - Grandes Muralhas da China.


Os numeros sobre estes dois pontos são impressionantes. Não vou usar meu blog pra isso. Qualquer Enciclopédia tem. Mas só pra dar uma idéia, a Cidade Proibida é o maior palácio do mundo com mais de 870 construções e mais de 8.000 salas e a Grande Muralha tem mais que 8.500 Km. Como ir e voltar de SP à Salvador. Duas vezes!

Beijing - Vista das Grandes Muralhas.


Mas para variar, o que mais me marca não são as paisagens ou construções mas as pessoas. Dentre as muitas estórias das viagens uma pequena e simples me vem a mente agora.

Antes do dia da Grande Muralha e no dia que estive na Cidade Proibida, saí para andar por Beijing.

Beijing é a melhor cidade para bares e restaurantes. Parei um bar/restaurante de estilo ocidental. Comida ótima... eram umas 7 da noite. Fiquei algumas horas vendo minhas fotos e observando o local.

Uma das meninas que atendiam, acabou parando, e perguntou se podia conversar comigo para treinar o Inglês. Vi que ela tinha tentado com outros estrangeiros que não deram muita bola pra ela. Disse que sim... lógico!

Conversamos mais de uma hora. Fiquei preocupado que o dono do lugar poderia ficar bravo com ela. Nada... o cara apareceu logo, conversei com ele por um bom tempo também (um norte-americano). Descobri que a menina trabalha ali sem salário. Estudante de uma Universidade em Beijing, e só a oportunidade de praticar a lingua inglesa já é um pagamento.

Sobre a conversa, falamos de tudo um pouco. Escola, profissão, familia e emprego. A pressão social sobre os jovens chineses é imensamente maior que no Brasil.

Estrageiros na China despertam muitos interesses, e uma pergunta muito frequente é se acreditamos em Deus, pois aqui é ensinado na escola que Deus não existe. Foi uma conversa em alguns momentos profunda... peguei-a algumas vezes olhando pro nada e pensando. Acho que gostou, porque no final pediu para tirar uma foto comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário