quinta-feira, 18 de junho de 2009

Imersão



Hoje pela primeira vez me senti completamente imerso na China.

Assim como é preciso tempo para nascer, crescer, amadurecer, assim também foi preciso passar quase meio ano (daqui 2 semanas) para que eu me sentisse pela premeira vez completamente imerso na cultura oriental.

Em um determinado momento do dia, o tempo andou devagar onde eu estava e me vi... eu estava imerso completamente... até o ultimo fio de cabelo.

Após o trabalho, fui jantar.

Notou algo de diferente?

Sim... 6:30 (horario da janta por esse lado do planeta) estava eu em um pequeno mas aconchegante restaurante Chines, comendo comida japonesa.

A minha volta 100% de orientais. Todos Chineses e alguns Japoneses. Eu conseguia identificar claramente a diferença.

Entrei no restaurante com naturalidade. Cumprimentei em Chines as atendentes (que ja me conhecem). Fiz meu pedido em Chines com naturalidade. E a moca sorriu feliz por me entender.

Com uma das mãos, comendo facilmente meus sashimis, na outra um livro sobre filosofia chinesa que ganhei em minha ultima viagem.

O Livro em Chinês com tradução para o Inglês. Quando me vi, estava olhando para o texto em Chinês (em ideogramas Chineses para comparar com a tradução em Inglês e saber se estava bem traduzido)....

Ai foi demais... parei em me olhei.

Me senti um ocidental mas ja “orientalizado”.

Foi quando o tempo parou a minha volta e me olhei...

A mudança foi rápida... não consigo me imaginar no final dos dois anos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário