sábado, 28 de março de 2009

Chines só come uma vez por mês?


Se você vai pra Europa, dependendo de onde esteja, você não nota muita diferença com o Brasil.

Estados Unidos também não. Se estiver por exemplo na Califórnia, se não abrirem a boca, parece alguma cidade muito bonita e turística do Brasil.

Agora na China isso não é verdade.

Não tem como não notar que você não está na China. Impossível. A fisionomia é muito diferente, e não existe lugar que não tenha muuuita gente. Eu só conheço um lugar que não parece a China. Dentro da minha casa! hahaha

Não é uma crítica. A China é um lugar mais bonito que eu esperava. Com muito problemas também, assim como todos os países, mas com muita coisa boa também.

Mas gosto de notar as diferenças.

Como a grande maioria das últimas gerações são de filhos únicos, aqui eles não sabem a importância de tios, primos, irmãos, sobrinhos. Por um só motivo: isso quase não existe aqui!!

Então fica fácil entender porque da individualidade. Com os estrangeiros são muito amáveis mas entre si não são muito. Isso nota-se nas ruas, trânsito, dentro de lojas, supermercados. Dificilmente pede-se desculpas ou dá-se passagem. Em qualquer circustância.

Novamente, não é uma crítica. Apenas uma análise. Posso estar errado, mas tudo me leva a entender assim.

Outra constatação. Todos esses anos de isolamento político, social, cultural, causou o que eu chamo de infantilidade adulta.

Isso eu constato com uma boa admiração. A malícia é algo que passa longe das pessoas daqui. Não que não exista, mas comparado com o Brasil parece um parque infantil.

Acho isso muito bonito. Fico observando o comportamento dos adultos chineses. São crianças crescidas. Malícia é uma coisa que transparece nos olhos. Também a falta de malícia transparece.
E isso tem tudo a ver com educação. A falta de educação é que gera a malícia. É a teoria do jardim. Jardim cultivado fica muito bonito, mas se não cuidar enche de tiririca.


Só para exemplificar. Vou a missa todos os domingos. Todos os Chineses e seus filhos um silêncio absoluto. Os filhos sob total controle sem precisar de qualquer repressão. O que não se vê nas familias ocidentais na mesma missa. As crianças não param. Coisa muito comum no Brasil. Me pergunto o porquê... Só encontro uma explicação. A educação ocidental perdeu o passo... acho.


Ah... engraçado que a primeira pergunta que todos me fazem sobre a China é sobre comida. Então só pra esclarecer. A comida chinesa é diferente sim, mas baseada no arroz branco, frango e muito ensopado. Não tem muito gosto não, mas nada de cachorro, gafanhoto, e outras esquisitisses. As esquisitisses são iguarias raríssimas e não fazem parte do cardápio médio chinês. Acho que como o bode na Brasil... rs

Mas como estamos longe da realidade chinesa, a midia ocidental precisa disso pra que você dê o Ibope que ele prometeu para o patrocinador. Entendeu?

Ah... e antes que me esqueça, chinês come toda hora! rs

Um comentário: