domingo, 5 de setembro de 2010

Nada te perturbe, nada te espante, tudo passa!

"Sou vossa pois me criastes,
vossa pois me redimistes,
vossa pois sofrestes por mim,
vossa pois me chamastes,
vossa pois me conservastes,
vossa pois nao me perdi,
O que mais saber de mim?"

(Voz mansa, portas se abrindo, passos firmes, olhar sereníssimo. Como nao se apaixonar?)


Tudo começou numa noite de primavera do ano de 2007. La pelas 7 da noite, estava eu saindo da academia em São Bernardo do Campo. Entrei no carro e comecei ouvir um CD que ja estava tocando quando cheguei.


Já havia ouvido aquele CD e aquela música algumas vezes, mas naquele dia, aquela música me tocou de uma maneira especial.


Assim como outras vezes, aconteceu também dessa vez. Apertei o botão "repeat" e fui de volta para casa ouvindo a mesma música.


Tomei um banho rápido, liguei o micro e depois, juntando aquela musica com algumas fotos, fiz o que foi o primeiro video da minha vida.


Apenas algumas horas "apanhando" ate aprender como fazer o video, e logo o video ficou pronto.


Assisti-o inteiro pela primeira vez.
http://www.youtube.com/watch?v=_RHGYECZlVc


Terminado o video, tive a intuição de ir para o site da Canção Nova e ver qual era o "Santo do Dia".


Para minha surpresa, era o dia de Santa Teresa D'Avila (15 de Outubro). A mesma pessoa que escreveu a letra da musica que eu estava ouvindo.


Pode ate' ser coincidencia, mas depois daquele dia, eu que já havia lido algumas coisas sobre a vida dela me interessei mais. Hoje eu a admiro por sua inteligencia, beleza e senso de humor.


Considerada a mulher mais bonita de Ávila em sua época (nasceu em 1515), acabou entrando para o convento devido a um forte sentimento de busca por algo maior em sua vida.


Nao vou contar toda a vida dela mas alguns fatos sao marcantes para entender a inteligência de Sta. Teresa.


Primeiro, dentre os 10 mil Santos da Igreja Católica apenas 33 são considerados como doutores. Entre eles, apenas 3 mulheres: Santa Teresa de Lisieux, Santa Catarina de Sena e Santa Teresa D'Avila.


Seus escritos são reconhecidos por todos os grandes estudiosos, cristãos e não cristão, ateus ou crentes como obra prima do auto conhecimento e inteligência. Somente comparados aos escritos de Santo Agostinho. 


Ela e' considerada por todos um dos maiores gênios que a humanidade já produziu.


Costumava se comparar e tinha forte ligação espiritual com Santa Maria Madalena, e também com Santo Agostinho.


Tinha uma grande amizade com Sao Joao da Cruz (que viveu na Espanha na mesma época). Quando o viu pela primeira vez disse-lhe rindo: "Ja temos 1/2 monge!", por causa da baixa estatura de SJ da Cruz.
Nunca um Santo foi tão carne e osso como Teresa.


Um exemplo na sua vida foi quando em viagem pela Espanha, e pedindo dinheiro aos ricos da época para conseguir fundar seus conventos (isso la por 1500!), em uma destas ocasiões com um destes ricos (e de alma pobre), ele lhe disse que daria a quantia pedida desde que pudesse ver suas pernas (que eram famosas por toda Espanha). No mesmo instante ela ergueu o habito, mostrando as pernas e estendendo a mão para receber o dinheiro.


Outro fato de extraordinário senso de humor, foi quando ja no final da vida, atravessando um rio montada em um cavalo, devido a fortes chuvas, foi levada pela correnteza. Quase se afogando, viu Jesus na outra margem do rio, dando-se assim a seguinte conversa:


(Teresa): - Senhor, não se importa que eu me afogue?
(Jesus):   - Teresa, é assim que trato meus amigos...
(Teresa): - Senhor, não me admira você ter tão poucos!


Escrevo isso hoje, pois ela é uma das companhias freqüentes por minhas andanças por esse mundo a fora.


Em vários momentos de minha vida, quando sinto que tudo desaba (geralmente por minha culpa), e não tenho mais onde me apegar, lembro-me do video que fiz.... vou ao Youtube e assisto o video novamente. E isso sempre me deixa um pouco melhor...


http://www.youtube.com/watch?v=_RHGYECZlVc


"Santa Teresa, rogai por nos!"


Nota: As fotos são do Filme "Teresa" rodado na Espanha sobre a vida de Santa Teresa D'Avila.

3 comentários:

  1. Que lindo post!!! Que linda que ela é...A história dela é de arrepiar realmente, uma das minhas preferidas...
    Bjs Charles!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Nada te perturbe, nada te assuste, pois tudo passa, com paciência, tudo se alcança, quem a Deus tem, nada lhe falta, só Deus basta! talvez goste de ver maesdivinas.blogspot.com
    Luz!

    ResponderExcluir
  3. GOSTEI DO QUE LI, AMO SANTA TERSA D'AVILA,UMAS DAS MINHAS SANTAS PREFERIDAS
    !

    ResponderExcluir