terça-feira, 14 de setembro de 2010

Hong Kong e Taiwan


Foram 2 semanas viajando por uma China que nao e' China.

Vamos la, eu explico.

O que conhecemos como China nao vale para esses dois "lugares". Hong Kong e Taiwan sao economias independentes da China, nao sao comunistas e nao passaram pela revolucao de Mao Tse Tung.

Nessa epoca Hong Kong era controlada pela Inglaterra e Taiwan (que e' uma ilha distante da China) foi onde se refugiaram os Chineses que nao quiseram fazer parte da China Comunista.

Financial Tower in Hong Kong
Em comum TW (Taiwan) e HK (Hong Kong) tem uma ecomomia muito desenvolvida e madura. Muito a frente da China. Para ir para TW ou HK e' preciso ate mesmo visto, o que na maioria das vezes e' negado aos Chineses. TW e HK tem ate' mesmo moedas diferentes. (E da-lhe fazer contas de Dolar, Real, Yuan, Dolar de Taiwan e Dolar de Hong Kong…)


Hong Kong - Vista Noturna

Hong Kong e' uma cidade menor que a cidade de SP em tamanho mas com uma Economia comparavel. Fica a beira-mar e a vista noturna impressiona pelo predios (clique na foto acima para ampliar). Devido a administracao Inglesa a direcao dos carros e' na direita e maioria das pessoas fala muito bem o ingles.


Taiwan e' uma ilha pouco menor que o estado do RJ em tamanho mas tem a mesma populacao. Uma Economia media comparada ao estado de Sao Paulo, mas o que mais impressiona e' o nivel da educacao das pessoas em Taiwan. Comparado aos melhores paises Europeus. Realmente impressiona a educacao do povo nas ruas e no transito. So para ter uma ideia. A cidade de mais alto desenvolvimento humano do Brasil (Sao Caetano do Sul) tem indice de desenvolvimento humano de 905 pontos, a MEDIA na ilha de Taiwan e' de 945.


Vista noturna de Taipei

Fiquei no Norte da Ilha na cidade de Taipei que e' a capital de Taiwan. Cidade muito bonita e que me lembrou muito Sao Paulo pelas pequenas montanhas ao seu redor e um clima muito parecido com o Estado de Sao Paulo. O predio da foto de Taipei e' o "101".
Predio 101 em Taipei

Bem, estava a trabalho mas aproveitei para passear um pouco e ter de volta acesso a Internet e aos Sites que sao proibidos na China.

Mas como alegria de pobre dura pouco, as 2 semanas se acabaram e estou de volta a China e com acesso limitado a Internet. :-)


Um comentário:

  1. Parabéns, senhor Charles, pelas idas e vindas... conhecendo um pouco mais deste mundo. Quem te conheceu em criança, tímida, que escondia as pedrinhas, pequenos brinquedos de plástico,chupetas embaixo do seu gordo(inseparável travesseiro )que só podia ser lavado escondido. Hoje com cara de menino travesso, escrevendo um lindo blog, ensinando um pouco da sua fé aos seus seguidores e mostrando um pouco da sua vida e cultura do outro lado do planeta. Só me resta dizer que me orgulho de você! Charles, te abençôo e desejo que continue assim. Você venceu o bom combate!
    Esperamos você!!!

    ResponderExcluir