terça-feira, 26 de maio de 2009

A melhor viagem.

De muitas maneiras podem-se conhecer as coisas.

Vários pontos de vista, várias perspectivas diferentes são utilizadas para formar uma idéia e nos dar a percepção que conhecemos as coisas.

Imagine então para conhecer um país.

O maneira que eu escolhi talvez não seja a mais popular mas a meu ver é o mais interessante e a mais completa.

Você pode pegar muito dinheiro e gastar muito tempo viajando em um País e conhecendo todas os pontos turísticos famosos, tirar muitas fotos (mais para mostrar para os outros do que por próprio prazer de estar naquele lugar) e depois disso ir embora do Pais e falar que conheceu bem aquele País.

Eu acho que não é bem assim.

Acho que você conheceu lugares. Isso tambem eh muito legal, mas se tirarmos todos os Chineses da China, o que fica sao apenas alguns Pandas (que nao tem olhos puxados) e e alguns passaros (que nao cantam em Mandarim).

Para conhecer um País você tem sim que ir até ele, mas o que forma um País são as pessoas que ali moram.

Na China assim como no Brasil, o que faz o País são as pessoas em suas mais diversas raças, idades, pensamentos.

Minha primeira prioridade na China é o meu trabalho, mas devido a característica de meu trabalho tenho conhecido muitas cidades e pessoas, e isso para mim não tem preço.

Também por estar na China sozinho e solteiro, me da a oportunidade de ouro de ter verdadeiras amizades com Chineses e Chinesas reais. O que eu quero dizer com Chineses reais é que aqui na China assim como no Brasil existem pessoas que vivem em função de estrangeiros em turismo ou negócios.

Conhecer os Chineses normais, no seu dia-a-dia e em sua realidade cotidiana, e ainda ter sua amizade, ver como pensam, reagem em relação aos momentos felizes, tristes, dificuldades, isso para mim é uma viagem que vale mais que subir na mais alta montanha, ir a ilha mais bonita ou ao País mais exótico.

Passar pelas ruas das cidades não preparadas para as olimpíadas ou para a passagem de turistas e ver como é a dinâmica cotidiana do povo médio Chinês é uma das maiores riquezas que pode se colher por aqui.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

22 de Maio - Nada e' Impossivel para aquele que cre (e ora).


PARA O DIA 22 DE MAIO

" Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo - Amém.

Ó gloriosa Santa Rita, uma prece fervorosa brota espontaneamente do nosso coração neste dia consagrado a vós pela Igreja, nossa Mãe. Nesta hora solene, na qual milhares de corações se dirigem a vós cheios de fé e santa confiança de experimentarem vossa celeste proteção, eu também uno minha prece ao Sacratíssimo Coração de Jesus e à sua Mãe Maria Imaculada, para obter as graças de que tanto preciso.

Ó grande Santa da Igreja de Deus, não será possível que minha confiança em vosso patrocínio seja frustrada! Não sois vós aquela que o povo denomina a Santa dos Impossíveis, a advogada dos casos desesperados? Eu justamente me acho em tão tristes condições por causa dos meus pecados! Não afasteis de mim o vosso olhar, não me fecheis o coração; eu estou certo que experimentarei a vossa poderosa intercessão.

Reconheço-me indigno por causa dos meus pecados; pois bem, mostrai a vossa caridade, o vosso grande amor, obtendo-me a salvação para a minha alma. Esta é a graça que principalmente peço a Deus pela vossa intercessão, neste dia comemorativo da vossa entrada no Paraíso. Com esta graça, alcançai-me também as outras, que me são necessárias, segundo a vontade divina.

Ó boa Santa Rita, recebei os meus votos, ouvi os meus gemidos, enxugai as minhas lágrimas e eu também proclamarei ao mundo o amor de Deus (aqui se apresenta o pedido a Deus por meio da Santa Rita de Cássia, que certamente será atendido)

Neste dia de glória, no qual aumenta e mais viva se faz a confiança no Vosso patrocínio, peço-vos: obtende de Deus a bênção que imploro, para mim, para os presentes, para o Vigário de Jesus Cristo, o Episcopado Católico, o Sacerdócio, para os vossos Religiosos, Irmãos e Irmãs de hábito, que formam a ordem do grande Santo Agostinho, para os benfeitores do vosso Santuário e Mosteiro de Cássia, para os propagadores do vosso culto, para os enfermos, os pobres, os aflitos, os pecadores, para todos e para as Almas do Purgatório.

Ó Santa Rita, esposa amabilíssima de Jesus Crucificado, de quem recebestes como dom um espinho de sua sacratíssima coroa, neste dia de triunfo ajudai-me e com vossa proteção acompanhai-me até a hora da minha morte.

Assim seja!"

quarta-feira, 20 de maio de 2009


"Mudaram as estações, nada mudou. Mas eu eu sei que alguma coisa aconteceu pois está tudo assim tão diferente." - Legião Urbana.


O mês de Maio chegou e já está quase indo. Eu não vi passar.

Quem viu Nanjing com 10 graus negativos não acredita na mudanca de temperatura.

Mas como a música acima, mudam as estações mas a cidade, o visual, ainda é o mesmo a não ser por algumas flores que surgiram nos jardins.

Mas alguma coisa diferente aconteceu. Não sei dizer direito o que. Está tudo um pouco (ou muito) diferente.

Se eu pudesse chutar, diria que algo dentro de mim mudou bastante. Talvez a dor da ruptura tenha passado. Acho que é isso.

Não que eu não sinta mais saudades dos amigos e da famiíia, mas é uma dor menos dolorida.Senti isso depois da viagem a Shanghai. Voltando à Nanjing e a minha casa, tinha o sentimento de voltar para A minha casa e não mais para um lugar estranho.

Por isso mesmo, que essa musica é perfeita para o que estou sentindo e escrevendo hoje...

domingo, 17 de maio de 2009

Cinema Mudo


Depois de uma excelente semana em Shanghai (vou postar depois sobre a viagem), estou de volta ao escritorio.

Nao consegui postar nada antes, porque, aqui na China as coisas nao sao tao livres como no Brasil.

Depois de bloquear o Youtube em todo o territorio Chines, agora foi a vez do Blogspot.

Isso mesmo. Quem esta na China nao consegue acessar nem o Youtube e nenhum blog do Blogspot.

Como a empresa que trabalho eh estrangeira e muito grande, tem o Servidor fora da China, entao aqui no trabalho consigo acessar.

Estou achando que tem alguem querendo deixar meu blog que ja eh como um cinema mudo (pois como nos cinemas antigos, eh feito so de imagens) fora do ar... mas vou continuar postando, mas com um pouco mais de dificuldade.

Vamos em frente... sem nunca desistir!



sábado, 9 de maio de 2009

Pandas

Hoje a tarde meu amigo Liu e sua esposa foram fazer uma visita aos mais novos membros do Zoológico de Nanjing.

Chegaram 3 Pandas que são a atração do Zoológico.

Fui conferir de perto pois como todo bom turista, não podia de deixar de ir. Debaixo de um sol de 36 graus.

Como voces podem ver abaixo, as estrelas não estavam muito a fim de papo.

Ah, depois do passeio, acabamos em um restaurante Mexicano aqui em Nanjing, e comi muito bem obrigado!

Nota: Amanhã estou embarcando para Shanghai novamente para passar a semana e visitar 8 empresas. Vai ser uma maratona, mas como toda viagem, muito cansativa mas muito produtiva.


1. Chegando no Zoo. Eu e meu amigo

2. Uns dos Pandas dormindo.

3. O mesmo Panda. So levantando para mudar de posição.


4. Pronto. Como podem ver eles não queriam dar muita atenção hoje.



5. Eu e meus amigos. Gente finíssima!


-

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Distrito de Jianing



Mais algumas fotos de Nanjing.

Final de semana passado não sai para longe no Domingo e saí para andar aqui perto de casa.

Fui a um parque bem ao lado do meu prédio e aproveitei para tirar umas fotos .



1. Jardim em frente ao prédio onde moro mas ainda dentro do condomínio





2. Estátua na ponte da entrada o Parque.



2. Início do Parque. (ao fundo é o Museu de Tecnologia de Nanjing)




3. Ao fundo sede da admistração do Bairro de Jianing (bairro onde moro).



4. Museu de Tecnologia de Nanjing



5. Parque ao lado de casa (bom local para corre ao redor do lago)

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Maio

O mês de Maio é o mês do dia das Mães mas poucas pessoas se atentam para as origens dessa data.

O mês de Maio sempre esteve ligado as Mães. Na grécia Antiga, já era no início da primavera (mês de Maio) que era celebrado o dia da Mãe de Zeus.

Perde-se no tempo a quantidade de eventos ligados as mães no mês de Maio.

Também por isso Maio é considerado o mês das noivas.

Maio é o mês do dia das Mães mas também é mês da mãe de todos nós!

Você pode escolher seu time de futebol, você pode escolher a cor do seu carro, você pode escolher até ser feliz ou infeliz. Mas você não pode escolher a sua mãe.

Família é a unica coisa que Deus é quem escolhe por nós.

Você pode ter uma família adotiva, você pode não conhecer seus pais biológicos, mas eles existem e vão ser únicos e eternamente vai ser assim. Saiba também que até para Jesus, foi Deus quem escolheu uma mãe.

Se por um acaso, você depois de nascido nunca ter visto sua mãe, esse fato cancelaria a maternidade da sua mãe? Ou talvez, se você se decidir (por uma loucura qualquer) trocar de mãe, ou não querer mais ter mãe, você acredita que isso seria possível?

E daqui 1.000 anos? Quem você acha que vai ser sua mae? Adivinhou! A mesma que hoje!

Você pode perder um amigo, perder um namorado ou namorada. Você pode até perder um marido ou esposa, mas pai e mãe são para sempre.

Pois é… mãe é pratrimônio universal e irrevogável.

Não tem como fugir e nem a distância ou o tempo vão cancelar isso.

Sua mãe na terra, e a no Céu, são para sempre!

Agora… Para os católicos, Maio também é um mês muito especial. Isso por causa da próxima quarta-feira.


Dia 13 de Maio.

Para quem não sabe, dia 13 de Maio é o dia de Nossa Senhora de Fátima.

Já comentei em outra postagem que Deus é litúrgico e que gosta muito de números.

Dá para perceber isso olhando o mundo a nossa volta e o Universo criado. Ele passou por tudo e deixou números e constantes numéricas em tudo que criou…

Até hoje os inteligentes deste mundo tentam entender porque existem essas constantes e porque elas não mudam nunca. Tão simples a resposta. Deus gosta de números! Não entendo como eles não entendem.

Talvez estejam com a cabeça cheia de outras coisas...

Bem, então, só para enumerar alguns faltos:

Dia 13 de maio. Foi nesse dia que Maria sorriu para Santa Teresinha do Menino Jesus e ela foi curada quando criança. (Ano de 1883)

Dia 13 de maio foi o dia da primeira aparição em Fátima.(Ano de 1917)


Dia 13 de maio foi o dia do atentado ao Papa Joao Paulo II. (Ano de 1981)

Dia 13 de maio, o mesmo papa voltou a Fátima e encravou a bala que quase tirou sua vida na coroa de Nossa Senhora.
(ano 2.000)


E por ai vai…


Portanto, hoje junto-me ao Anjo de Fátima, para rezar em preparação ao dia 13 de Maio:

“Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos.

Peço-Vos perdão para os que

não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam".

(Oração do Anjo aos Pastorinhos na primavera de 1916 – Fatima, Portugal)

.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Muito além da China.

“Eu procuro por mim.
Eu procuro por tudo o que é meu e que em mim se esconde.
Eu procuro por um saber que ainda não sei, mas que de alguma forma já sabe em mim.
Eu sou assim... processo constante de vir a ser.
O que sou e o que ainda serei são mistérios fascinantes!
Eu me recebo de Deus e a Ele me devolvo todos os dias.
Movimento que nunca termina, pq terminar seria deixar de ser.
Eu sou o que sou na medida que me permito ser.
E quando não sou, é porque o ser eu não soube escolher!”
- Padre Fabio de Melo.



Posso afirmar que estar na China é uma aventura e tanto.

Aprender uma nova língua é sempre muito interessante. Aprender uma língua com construção
gramatical e grafia totalmente diferentes é de tirar o fôlego.

Mas confesso que quando me imaginei aqui, sonhei também com uma jornada mais longa.

Uma jornada em busca de mim mesmo.

A maioria das pessoas que conheço teria medo de confessar essa viagem.

Talvez pelo medo de descobrirem ser algo diferente do que tem sido a vida toda.

Outras por receio de descobrir que não sabem onde se encontram.

Mas não! Essa não é uma busca de quem não se encontrou ainda. É uma busca de quem já sabe quem é e que se aventura só para tomar posse do que é seu.

Como diz o poema acima, eu me sinto chamado todos os dias a buscar esse algo a mais dentro de mim.

Mas entenda bem:

Não é um algo perdido, pois sabemos onde está. É algo a ser descoberto. Cada dia um pouco mais.

De que vale apenas saber que algo já é seu, se você não o possui ainda?

Essa aventura me fascina. E nessa caminhada só entra que não tem medo de se conhecer e de se receber e se entregar a Deus todos os dias. Cada dia como se fosse o último!

Aqui numa terra distante, tenho tido a oportunidade de ir mais rápido atrás daquilo que sou, mas que ainda se esconde em mim.

E para que essa caminhada vá mais rápida, tem sido necessário tirar os excessos que acumulei no meu ser em anos de existência.

Esses excessos muitas vezes são apenas nós que depois de desatados nos permitem dar um passo a mais.

Outras vezes um peso desnecessário que alguém te pediu para segurar um dia e você não soltou ainda.

E assim vou caminhando nesse ano...

Esse final de semana não foi diferente.

Foi um final de semana onde a trilha que estava desembocou no mês de Maio, mas sobre o este mês de Maio quero falar em outro momento...

sexta-feira, 1 de maio de 2009

O primeiro dia de Maio é feriado também na China, mas diferentemente do Brasil, é feriado em empresas, mas no comércio está tudo aberto. O dia de hoje é conhecido como um dos melhores dias do ano para se comprar.

Estava um grande calor na cidade, céu aberto e muuuita gente na rua.

Como ontem à noite já fui para a academia, hoje aproveitei para dormir até mais tarde e fui conferir de perto os preços.

Isso aqui é considerado quase que um paraíso para mim que sempre gostei de eletrônicos.

Tudo que você pode imaginar e até o que você na imagina você pode encontrar nas grandes lojas, nas pequenas e também nas ruas. Até notebook vendo em barraquinha na rua.

Muita gente mas tudo muito organizado e mais importante de tudo. Tudo muito seguro. Nada de trombadinhas, flanelinhas ou pessoas mal encaradas esperando por uma oportunidade para levar o que não é dele.

Isso é umas das coisas que gosto mais na China do que no Brasil. A segurança.

Tudo bem que Nanjing é conhecida como a cidade mais segura da China. Mas a China como um todo é conhecida como um lugar seguro.

O último caso de assalto a mão armada (leia-se faca) foi mês passado e mobilizou todos os 10 mil policiais da cidade e prenderam o ladrão que tinha vindo de outra cidade para tentar uma vida fácil longe de sua casa. Revólver nem a policia usa e a maioria dos Chineses nunca viu um pessoalmente.

Bem... voltando ao primeiro de Maio, olhei... olhei... mas não comprei nada. O que mais eu gostei foi uma TV de 65 polegadas que custava 15 mil reais. Muito cara e minha LCD de 40 tá boa demais para aposentá-la... (boa desculpa. Parece aquela história: “... eu não queria mesmo!” rs.)

Ah... já é noite aqui e continua um grande calor. Não parece aquela Nanjing de Janeiro e menos 10 graus!